O que é o Projeto?
O Projeto Comunidade Ativa é um projeto piloto do Programa Escola da Família – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que está sendo realizado, a princípio, somente na Escola Estadual Laurita Ortega Mari.
O Projeto é formado por uma rede social de pessoas que se organizam, colocam a mão na massa, fazem a diferença em sua comunidade e em conjunto, compartilham informações, aprendem juntas, unem esforços e buscam a realização dos seus interesses.
No Projeto Comunidade Ativa, os envolvidos saem do papel de espectadores e assumem o papel de protagonistas no processo do desenvolvimento local, através de ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas, ampliam a relação entre elas, aumentam oportunidades, geram novos negócios, aumentam o nível de conhecimento e contribuem com a sustentação das organizações e da sociedade de um determinado local.
Objetivos principais
Promoção local primeiramente econômica, através de divulgação do comércio local e dos serviços formais e informais, incentivando os moradores a dar preferência ao que o seu bairro oferece e incentivando também os comerciantes a oferecer qualidade e vantagens aos moradores que garantirem fidelidade aos seus produtos ou serviços. Em outro plano, não menos importante, a promoção social, cultural e humana. Levar o conhecimento e a informação à comunidade. Tornar a sociedade mais ativa, participante e integrada. Instigar a cooperação, colaboração e pró-atividade. Desenvolvimento do bairro e dos seus habitantes.
Quem pode participar?
Membros da escola
Membros da comunidade
Pais/mães
Comerciantes
Organizações/instituições locais
Pessoas de boa vontade, voluntárias, que queiram participar da Rede e conquistar um lugar melhor de viver e conviver.
“PARTICIPAÇÃO” é a palavra chave para criar e realizar os sonhos coletivos. Desenvolvimento Local só é possível com a presença ATIVA de pessoas, ou seja, de “gente que faz”!